O material das Jóias: Prata

Os materiais das Jóias - Prata

A Prata é um metal macio que pode ser tão polido que o seu nome tornou-se um nome de cor. Espelhos foram feitos com prata polida no passado.

Embora possa existir na natureza em forma pura, tem alguma reatividade e é rara nesta forma o que, na antiguidade remota, a fazia mais cara que o Ouro. Como um dos sete metais da antiguidade, a Prata tem uma longa história na maioria das culturas humanas e sua origem perde-se no tempo.

Os Alquimistas acreditavam que a Prata estava associada à Lua e, no folclore, a Prata tem poderes mágicos, como por exemplo contra um Lobisomem ou contra as Bruxas. A expressão “Bala de Prata” até hoje indica uma solução simples e altamente eficaz.

A economia do Império Romano estava fortemente ligada à Prata, sobretudo em Espanha, mas na idade Média houve uma grande redução de produção que só foi retomada com a descoberta do Novo Mundo. A Argentina deve seu nome à sua riqueza neste mineral.

Presentemente, a maior parte da Prata é obtida como subproduto da refinação de Cobre, Ouro , Chumbo e Zinco e a reciclagem deste metal é significativa.

Prata fina ou prata em estado puro (99,9%)

A prata é muito maleável, e portanto não se utiliza diretamente para produção mas sim em ligas que conferem melhor resistência e durabilidade às jóias.

Prata 925 (“Sterling Silver” na Inglaterra)

Adicionando-se uma pequena quantidade de Cobre, obtemos a liga mais comumente usada em joalharia: 92,5% de Prata e 7,5% de Cobre.

O termo “sterling” tem origem histórica. No século XXII, cinco cidades na Alemanha uniram-se para formar a “Liga Hanseatica”, que desenvolveu uma forte atividade comercial com a Inglaterra e pagava gado e grãos ingleses com sua moeda chamada “Easterlings”. Os ingleses rapidamente aperceberam-se da fiabilidade desta e acredita-se que durante o reino de Henry II a “Easterling” tenha sido usada como padrão para a cunhagem inglesa. Com o tempo, o termo foi abreviado para “Sterling” e até hoje é usado para referir-se ao sistema monetário ingles e a esta liga de prata.

Prata 800

Nas situações em que se requer mais dureza, como nos fechos e molas, utiliza-se esta liga: 80% de Prata e 20% de Cobre.