Cristina Rodriguez Nuño

 

   

Original de Cáceres, Espanha, fixei-me definitivamente em Lisboa em 2005. Foi quando pude dar vazão a um antigo desejo e começar um curso de Pintura, neste caso na Sociedade Nacional de Belas Artes. A aguarela e o manejo das cores instalaram-se neste período e criei muitos quadros com esta técnica.

 

 

A evolução natural para mim foi expandir o jogo das cores para as formas, o que me levou a iniciar a produção de bijuteria contemporânea. O que começou sendo quase um hobby, acabou por tornar-se uma paixão: criar as joias desde raiz, dando pessoalmente a forma e o significado desejado a cada uma das peças.

 

Ver Coleção de Peças atrevidas     

 

A necessidade de dominar técnicas de fabrico mais elaboradas e de usar outros materiais levou-me ao curso de Joalharia - Desenho de Autor - no Centro de Joalharia de Lisboa, que terminei em 2017 de forma muito aliciante: ganhei o Prémio PortoJóia Design deste ano, com uma jóia desenvolvida a partir de uma leitura encantada da tradição das Rendas de Bilro.

Foi o começo de outra nova etapa, com participação em diversas feiras e exposições particulares.

Neste período, paralelamente à minha linha criativa de claras influências naturais, tenho desenvolvido jóias com uma leitura contemporânea da tradição portuguesa como no caso da linha onde os motivos da azulejaria tradicional são aplicados a jóias em Prata através de mini-azulejos fabricados à mão e especialmente.

 

Ver Coleção de Azulejos     

 

Como não poderia ser diferente, as alterações atuais do nosso entorno, com tendências a consumos mais responsáveis e cuidados com a sustentabilidade, também tiveram sua influência e levaram-me à criação duma linha de jóias em Prata funcionais tais como suportes magnéticos de óculos e recipientes para gel, onde consigo aliar a função estética à utilidade.

 

Ver Joias Práticas